domingo, 4 de junho de 2017

Curso de degustação Queijos e Vinhos Premium-Edição Novo Mundo - Grandes Vinhos dos novos eixos


Na próxima quinta-feira, 08 de junho, acontece na Vinho & Arte a segunda edição do curso de degustação de queijos e vinhos! Desta vez, com vinhos do Novo Mundo! A riqueza desse curso vai além do ensino sobre harmonizações possíveis entre os queijos e os vinhos oferecidos, que é excelente per se e dispensa comentários. 

A essência  do curso está na bagagem cultural que a enóloga Maria Amélia Duarte Flores transmite, de modo lúdico e descontraído; ouvimos seus conhecimentos e experiências, a compreensão profunda sobre esse e aquele vinho, em sua história e cultura, o motivo de tais rótulos serem escolhidos para a mesa de queijos, as viagens que ela fez com os grupos e aspectos pitorescos. E essa é a energia do curso, a partilha. 
Partilha de histórias e de raízes, de notícias sobre um terroir e o 'sangue' que nasce dele, de relatos de viagens e de visitas a cavernas onde queijos dormem há tempos, de conversas com quem faz queijo e com quem faz vinho.  

Toda a atmosfera da Vinho & Arte nos faz ser viajantes, com aquela impressão de pertencimento temporário à cena, algo que as viagens muitas vezes nos trazem. Poderia enumerar alguns pontos que provocam esse sentimento: a escuta das vivências; os sabores variados que nos transportam, pela memória, para lugares que conhecemos ou nos dão uma vontade enorme de partir aos territórios onde nunca estivemos; a forma de aprendermos através dos sentidos e das histórias vividas e sentidas; a oportunidade de conhecermos vinhos e suas harmonizações com este ou outro queijo; o porquê este queijo com aquele vinho, e por aí vai... Parece que estamos fora de nosso habitat, em férias. Mas dentro de nossa própria cidade. 
Porque a viagem é, acima de tudo, um sentimento interno, um estado de ânimo. Não importa onde estejamos, o Eu-Viajante surge quando estamos dispostos a perceber o ambiente e a vivência 'em ação' com olhos de novidade, curiosos  pelo estranhamento  e abertos a ele. E foi essa a sensação que tive na primeira edição do curso, dia 19/05, a de uma trajetória curta, mas para o longe, através dos produtos que experimentei. 
É possível viajar através dos sabores que sentimos, e desta vez o percurso é através dos vinhos do Novo Mundo. Quais são? 
Vale participar e aprender!

Abaixo, o post da página do Facebook, da Vinho & Arte, sobre o curso. 

Recomendo! 

Amanhã, postagem sobre outras atividades deste período, em Porto Alegre e no interior do RS. Acompanhem!

Abraços,
Betina

Curso de Degustação de Queijos e Vinhos
Harmonização, serviço, suas relações com terroir
Edição Novo Mundo - Grandes Vinhos dos novos eixos

Gosta de gastronomia e quer aprender mais sobre serviço, história, além de degustar? Porto Alegre recebe a 2a edição do ano do Curso de Queijos e Vinhos, com foco agora em vinhos ícones do Novo Mundo e uvas emblemáticas! Confira abaixo todos os detalhes e participe!

OBJETIVO
O vinho é uma verdadeira aula de geografia e história, autêntico, expressa aromas e sabores do local onde é elaborado. Queijos são parte da história gastronômica de países como França, Itália, Portugal e Espanha. Sempre andam juntos e encantam desde as mesas mais simples até as mais requintadas. A combinação entre ambos não é algo que surge por estudos, mas sim no cotidiano da civilização. Nosso objetivo neste encontro é entender as relações entre ambos, locais de procedência, receitas clássicas, estilos ao servir e outras curiosidades.
PÚBLICO-ALVO
Consumidores, apreciadores, profissionais e interessados no mundo do vinho.
Não é necessária experiência ou conhecimento prévio.
Curso de linguagem fácil, onde o foco é a degustação e aprendizado por comparação.

PROGRAMA

História do vinho
História do queijo
Principais estilos e regiões produtoras
Descritivo dos vinhos escolhidos e suas denominações de origem
Teorias de harmonização
Sugestão de serviço e conservação
Degustação

*Terroir
Solo, clima, planta, homem
O conjunto que faz a essência
Características ideais para cultivo e estilos de vinhos

*Conceitos de Denominação de Origem
QUEIJOS
* Grana Padano
* Gorgonzola
* Brie / Camembert
* Chévre
* Gouda
* Colonial clássico

VINHOS
* Cave Geisse Brut Rosé, Brasil
* Brancott Estate Letter Series Sauvignon Gris, Nova Zelândia
* La Crema Chardonnay, Monterrey, Estados Unidos
* Miras by Miras Pinot Noir, Rio Negro, Patagonia, Argentina
* Meli Vigno Carignan DO Maule (um dos ícones do MOVI), Chile
* Kanonkop Pinotage, ícone da África do Sul


MINISTRANTE

Maria Amélia Duarte Flores - Maria Amélia é enóloga, pós graduada em Turismo e proprietária da Vinho e Arte, empresa focada em vinhos, viagens e experiências enogastronômicas, além de loja. É autora do Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, além da pesquisa do Centenário da Vinícola Peterlongo. Com ampla experiência internacional, através de viagens e visitas pelas principais regiões de vinho no mundo, Maria Amélia é palestrante, desde degustações e cursos in company, seja para iniciantes, workshops motivacionais ou para especialistas. Cuida também do Núcleo do Vinho da Fundação Ecarta e é responsável pela marca Villa Matarazzo, os vinhos do cineasta Jayme Monjardim.

DATA: 08 de junho, quinta 2017, 19h30
Vinho e Arte, agora no Plaza São Rafael
Av Alberto Bins, 514
Centro Histórico, Porto Alegre

VALOR
R$ 195,00
Incluso curso completo com degustação de todos os vinhos e queijos citados;

Reservas:
051 99331 6098 ou 99999 3168 - 3023 3345
vinhoearte@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina