quarta-feira, 28 de junho de 2017

Aperitivo: algumas curiosidades sobre a cozinha do Piemonte


Fui pesquisar, depois de tanto tempo, a cozinha do Piemonte. E encontrei sites muito interessantes, um dos quais tem como foco buscar ingredientes e receitas históricos e trazê-los ao nosso tempo. A típica cozinha piemontesa pode ser dividida em duas categorias: a de receitas originadas da tradição nobre da Corte de Savoia, de um lado, e aquela das nascidas das tradições camponesas. No primeiro grupo, estão os pratos muito ricos, que eram servidos nos banquetes suntuosos da Corte. Dos camponeses, vinham as receitas realizadas com ingredientes simples, a exemplo da 'Bagna Caoda'. As duas essências do território, a rica, da corte de Savoia, e a pobre, do campo, contribuíram para a grande variedade de sua culinária. As receitas dessa região caracterizam-se sobretudo por seus sabores fortes, que bem são harmonizados com os vinhos do Piemonte. Sobre esses vinhos, aprenderei amanhã, no curso da Vinho & Arte a ser ministrado pela jornalista e Sommeliére Silvia Mascella Rosa. 

Se adentrarmos os tratados de cozinha piemontesa, vamos encontrar velhos conhecidos, como os 'Grissini', por exemplo, além de uma variedade de mais de 60 queijos, entre os frescos e os curados. O Gorgonzola, apesar de ser originário da Lombardia, tem no Piemonte, também, a outra das duas regiões definidas na "Denominação de Origem Protegida" pela legislação ("Consorzio"). No Piemonte, se destaca  como zona produtora  a cidade de Novara, mas outras também estão incluídas. As origens desse queijo podem ser conhecidas aquiO 'Tartufo bianco', os risottos e os doces como o 'Zabaione' e o 'Gianduia' também são parte desse conjunto de receitas e produtos típicos piemonteses. 

E há um grupo de receitas ao qual nunca resisto: os 'antipasti', quitutes e aperitivos que adoro preparar e descobrir. Na tradição do Piemonte, os 'antipasti piemontesi' ocupam lugar de protagonistas, relevância talvez herdada dos banquetes da corte de Savoia. 

Sigo pesquisando...Por enquanto, o deleite fica  neste site, fonte para a escrita do post de hoje.

Amanhã, o curso de vinhos do Piemonte, da Vinho e Arte, com referências sobre a gastronomia e a cultura da região. Imperdível! 

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina