domingo, 21 de maio de 2017

Cursos na Vinho & Arte: o Queijos e Vinhos e a Aula-degustação com a enóloga portuguesa Filipa Pato

Na sexta-feira, participei do curso de Queijos e Vinhos, ministrado pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, da Vinho & Arte; ali tambémno sábado, final da manhã, assisti ao curso ministrado pela renomada enóloga portuguesa Filipa Pato. Tomei nota de vários pontos e fiz fotografias para os registros, encontrei amigos e visitei, através da apresentação de Filipa, o território da Bairrada, em Portugal. Pleno de encanto e de sabedoria ancestral, os mesmos que ela nutre em seus vinhos, este cenário inspira  o resgate das práticas antigas, a retomada dos valores de vida em família ligados à conexão com a natureza, a integração do presente com a história e a cultura do local. Sobretudo, a região homenageia o humano com os sabores e aromas que a terra oferece.

Ambos os cursos contribuíram muito com os assuntos de que temos conversado, aqui no blog, e, como sempre, a Serendipity me acompanha: justamente no período em que o foco tem sido a ancestralidade, o terroir, a força do produto autóctone e a relação entre enogastronomia e natureza, surge a oportunidade de ouvir Filipa Pato. Que, aliás, representa todos esses pilares.

Quer saber mais sobre o trabalho da enóloga na Bairrada, em Portugal?
Visite aqui o site!
Tenho muito a contar! Ao longo da próxima semana, vou postando os relatos, anotações da caderneta,  fotos, vídeos, impressões e ideias vindas dos dois cursos. 
Por enquanto, preparando os próximos posts!

Bom domingo!

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina