segunda-feira, 27 de junho de 2016

Entradinhas do Atelier das Massas: um belo Happy Hour de inverno


Queridos leitores! 

Estou em fim de semestre no Mestrado, então, numa correria daquelas...acontece que, mesmo num tempo maluco, consegui, há umas duas semanas, fazer um Happy Hour com amigos, num restaurante que amo em Porto Alegre, o  Atelier das Massas (cliquem no link para ver as fotos!).
O Atelier, é claro, tem massas espetaculares, mas confesso que sempre tive curiosidade e apreço especial pela oferta de antipasti, as entradinhas expostas no balcão.

 Fomos numa sexta-feira, chegando pouco depois das sete da noite, horário de abertura do restaurante para o jantar. Os quitutes, as taças de vinho e os tin-tins, com as devidas risadas e boa prosa, foram divinos; acima de tudo, um presente para os cinco sentidos. Para nós e para todos os clientes, que também curtiam seus pratos e observavam, de soslaio, a concorrência pelas mesas. Em menos de uma hora, estava o local já completo, e a espera, do lado de dentro e de fora da casa, começou a aumentar. Pasmem: com frio intenso e tudo! Excelente foi perceber a atenção dos proprietários e dos garçons com aqueles que aguardavam, oferecendo bebidas, servindo, dando informações e cuidado. 

Não jantamos, pois a ideia era curtir uma boa prosa antes dos compromissos da sexta à noite, mas o cardápio sempre deixa uma expectativa pelo retorno..."da próxima vez, vou pedir este prato!". Saborear as entradas, que são originais, múltiplas e super vibrantes, foi uma experiência deliciosa no Atelier. Em todas as vezes em que fui ao local, escolhi alguma massa típica da casa, mas a vontade de ir pelo antipasto era uma constante. E vos digo: vale a pena, também!!!

O restaurante abre para almoço, das 11:00 às 14:30; para jantar, das 19:00 às 23:30. O telefone é 32251125, e é possível reservar pelo Restorando, no link Restorando Atelier das Massas. E eu descobri, na pesquisa, que eles têm Tele-entrega!!! Telefone: 33258888! O menu online é este aqui do link. O delivery fica aberto nos seguintes horários: 
segunda à sexta, das 19:00- 23:00
Sábados: 11:00-14:30 e das 19:00 às 23:00
Domingos e feriados, fechado.

Bom, com as fotos abaixo, deixo meus comentários de lado. Vocês podem imaginar...Para quem não aparece por lá faz tempo, sugiro renovar as lembranças! Aos frequentadores, fica a partilha de um sentimento delicioso que o lugar propicia, o de estar numa daquelas cantinas típicas e familiares dos italianos. E não é mesmo? O mais incrível é a sensação de ele ser um restaurante com tanta unidade, tão típico por sua proposta, que funcionaria desse mesmo jeito, acolhedor e lúdico, onde estivesse. É como um oásis no centro de Porto Alegre.

Se fosse um texto literário, eu até arriscaria propor a frase  "o Atelier das Massas tem verossimilhança interna". É quase isso, amigos. Trata-se de uma obra  culinária, que vale por seu conjunto: tudo funciona em uma harmonia levemente desordenada, que caracteriza o cenário. Personagens, instantes peculiares, vida pulsando nas entradas e nos pratos criados ali: tudo é próprio da "obra". O que existe lá fora não faz parte das cenas que o interno oferece. Dentro do Atelier é, sem dúvidas, um mundo à parte. 

Vocês resistem? 

Eu, não.
:) 

Com carinho,
Betina
pecaditos possíveis...quem resiste? 
salames, queijos e fiambres, no detalhe
quitutes da casa: cogumelos, azeitonas recheadas, e tantos mais
balcão com queijos, fiambres e quitutes: iluminado à noite
balcão à noite
ofertas de entradinhas criativas
vista geral do restaurante, plano térreo.


(todas as fotografias foram extraídas do site Atelier das Massas. Visite o link e veja quem fez cada foto.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina