terça-feira, 28 de junho de 2016

E por falar em antipasto: a mesa do Le Bistrot, no Constantino!


Boa noite, queridos leitores! 

Lembrei de contar de outra oferta de antipasti muito especial, em Porto Alegre, o Constantino Café, na Fernando Gomes. Trouxe pra cá algumas fotos apresentadas no Google. No site do restaurante, há imagens lindas, também! 

Fazia muito tempo desde minha última ida, mais de um ano, por incrível que pareça. Correrias da vida, acabei voltando lá na semana passada. Descobri que a mesa de antipasti e saladinhas, que sempre adorei no Le Bistrot, retornou!!! ( O Le Bistrot ficava ao lado do Constantino e  fechou no segundo semestre de 2014, na Fernando Gomes, tendo seguido como Le Bistrot Gourmet, perto da Praça Japão. São dos mesmos proprietários.)

Os almoços de sábado, com amigos, e mesmo em dias de semana, por mais de dez anos foram parte da minha rotina. No findi, o almoço tinha a configuração que sempre me encantou: a mesa de saladas e antipasto, com verdes, terrines, patés, mistos de zucchini, beringela e tomates assados, pães, salada de feijão branco, e tantas outras saborices. O cardápio do dia ficava na mesa, em um retângulo charmoso de papel pardo, com duas opções de pratos quentes e variáveis das sobremesas. Era uma festa, o almoço no "Le", como costumávamos chamar carinhosamente, entre família e amigos. Quando combinávamos entre as amigas, as tardes eram longas de conversas e brindes, sempre uma ocasião. Freqüentei o Le Bistrot desde o verão de 2001, se não me falha a memória, até seus últimos dias na casa da Fernando Gomes: nos passeios ensolarados, ficávamos nas mesinhas da rua; nos dias frios, lá dentro. Em julho e agosto de 2014, quando me recuperava da fratura na mão esquerda, almocei muitas vezes ali em meio aos dias de trabalho, sendo recebida e muito bem atendida pela equipe. 

imagem de um almoço intimista, no Constantino,
lendo "A Fisiologia do Gosto", de Brillat-Savarin
(setembro de 2014)

Quando o "Le" fechou para a reforma, a partir de setembro daquele ano, o Constantino passou a oferecer almoço. Era um cardápio muito bem feito, com pratos elaborados, mas compatíveis com a demanda de rapidez, típica de uma refeição entre os turnos de trabalho. Pelo menos uma vez na semana, eu aparecia por lá, escolhendo sugestões leves. Foi um inverno longo e chuvoso, mas ainda assim o restaurante soube colher o melhor da estação: o ambiente interno, aconchegante, tem a lareira e a atmosfera introspectiva como excelentes atrativos. 

Coisas do tempo que passa, e da gente, que se transforma. Em 2015, com o Mestrado, meu mapa de vida me colocou em outros cenários, principalmente a PUC, onde almoçava antes, depois ou entre as aulas. Estar próxima ao Constantino, durante a semana, ficou difícil, e nos finais de semana as escolhas acabavam apontando para outras direções. Nem sei bem por quê, confesso. Amo o local, adoro comemorar datas ali ou sentar à mesa ao meio-dia ou à noite. Simples assim, a cartografia da rotina me trocou de território.

Semana passada, com correria e tudo, estive lá! E fui surpreendida com o retorno da mesa de antipasto, que tanto marcou um período da minha vida de 2001 a 2014. Sabores, memórias, conversas e reflexões estão associadas às entradinhas do Le. Agora, do Constantino!

Além disso, há  a oferta de sopas e a carta, com opções muito especiais. O jardim fica aquecido, sendo uma possibilidade aconchegante no inverno, também. A lareira e as mesinhas do interno seguem como deliciosa cena para uma refeição partilhada, ou até para um almocinho intimista, conversando consigo mesmo durante o saborear. 

Sugiro a vivência!!! Durante a semana, o Constantino Café fica aberto para o almoço, das 12:00 às  14:30; nos sábados, das 12:00 às 15:30. Conforme me contou a equipe, após esses horários, pratos do cardápio são oferecidos, entre quitutes e principais. Para o jantar, de segunda à quinta, pode-se ir das 18:00 à 00:00; sextas e sábados, das 19:00 à 00:00. 
Fica na Fernando Gomes, 44.
O Telefone é: 55-51- 33468589.

Visitem o site do  Constantino Café!

Aos amigos, um abraço!
Betina


Comemoração de aniversário,
 no jardim do Constantino,
em 14/10/2014






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina