domingo, 19 de junho de 2016

Chegando o inverno!



Está dada a largada! Em poucas horas, estaremos no inverno, aqui no Hemisfério Sul. E Porto Alegre anda surpreendente no quesito frio. O lado bom são as lareiras, as comidinhas saborosas, a elegância dos trajes, o calor dos (mil) cobertores, o passear juntos, o brindar com vinho tinto, e por aí vai. 
Confesso, já fui mais fã da estação de dias frios e cinzentos, mas tenho buscado curtir. 

Escolhi essa foto porque os mercados sempre são potenciais territórios de criação. Vemos este e aquele ingrediente, preparamos o cenário, e plim!, está feita a festa. Em especial, quando é a dois.
Ao recebermos amigos em casa, muitas vezes as melhores opções são as tradicionais, como queijos e vinhos, fondue, café da noite com pães especiais e a casa aquecida pelo fogo. Manter as tradições é a cara do inverno, aliás. Esperamos por ele para escolher os queijos no mercado, ou para comprar as frutas e o chocolate. Por isso a imagem: as receitas ocorrem espontâneas enquanto caminhamos pelas bancas, à espera de ideias que nos saltem.

E, na cozinha, tradição rima com criação? Sim, sem dúvidas. Podemos seguir receitas invernais clássicas, mas com novos elementos, temperos, inovações. É isto que o passeio pelos corredores do mercado citadino nos oferece: o inusitado, a surpresa, o clique na escolha do queijo desconhecido, da geleia de uma fruta da época e daquele pão rebuscado, que sempre deixamos para  experimentar depois.

Passei pra desejar que os amigos tenham um delicioso friozinho, pleno de tintins, sabores e partilha!
E, claro, com muitas boas prosas e risadas em volta da mesa!

A seguir cenas dos próximos posts:

"Entradinhas do Atelier das Massas: um belo Happy Hour de inverno"

"E por falar em Antipasto"

"O queijo e a gruta"

"O amor é massa-madre"

E posts com dicas de lugares e atividades saborosas para curtir a chegada do frio.

Com carinho,
Betina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina