segunda-feira, 21 de março de 2016

Saboreando a vida, apesar dos pesares.

Olá!!

Escrevo este post com alguma hesitação. Pode parecer estranho conversar de amenidades, cozinha, viagens, sabores e alegrias em um momento de tanta crise em nosso Brasil. Refleti muito sobre isso, desde a semana passada, quando o projeto e o desejo de retomar o blog estavam pulsantes, em mim. E pensei: o prazer é parte saudável da vida, quando usado com moderação. Bom, mais além: o prazer à mesa, simbolizando o contato consigo mesmo, pelos sentidos, e com os outros, pela partilha, é parte essencial da saúde.

 Percebi que, por mais grave que seja a situação que enfrentamos como nação, devemos estar atentos aos cuidados com nossa alegria, serenidade, bem-viver, ou acabaremos inundados em ansiedades e emoções de conflito. Acho que o equilíbrio, nesse momento, está em não permanecermos apenas mergulhados nas notícias ou apenas alheios às informações de cada minuto. Viver o que está acontecendo, sim, participar, se assim quisermos, mas nunca descuidarmos de nosso microcosmos: nós mesmos, nossa família, nossa casa, nosso prazer em viver. Fundamental.

Então, decidi retomar. Existem a vontade e o gosto de escrever aqui no blog, claro, mas também existe algo que entendo como importantíssimo: a partilha das vivências de saborear a vida, aspecto inerente a todos nós. Afinal de contas, é inegável: saborear nos faz bem. Refiro-me a comidas, a lugares, a memórias, aos convívios, a atividades no lar que habitamos, à vida. 

No projeto de retomada, para celebrar os quatro anos que o Serendipity in Cucina completa no próximo domingo, 27 de março, criei quatro colunas temáticas: uma sobre viagens, que apresentei no post anterior, "Santa Serendipity"; outra, sobre restaurantes, bares e bistrots, na minha cidade ou nas que visito, "mesas aqui e acolá"; uma terceira: "A poética da casa", que tratará das atividades rotineiras em casa como oportunidade de contato consigo, de saborear o espaço em que se vive e, por fim, "Piquenique", de assuntos em geral associados à cozinha e ao prazer à mesa: atualidades, livros, filmes e reflexões. 

Começaremos juntos este novo tempo, aqui do Blog! 
Com ou sem crise, saborear é preciso!

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina