domingo, 27 de março de 2016

Carpe!!!


E como amanhã  teremos uma nova segunda-feira cotidiana, passado o feriado de Páscoa, vale uma reflexão: saboreie o dia, para além das guloseimas e dos chocolates recebidos. Este saborear tem origem na ideia de 'aproveite o dia', presente na frase Carpe Diem. 

Trata-se de um aproveitar pleno da vivência das horas, e não apenas um 'passar' do dia, para que logo se vá a segunda, a terça, a quarta, a quinta e chegue, ensolarada, a sexta, e então o sábado, o domingo...e outra segunda. É assim que a vida 'passa', a gente mastigando a comida sem saborear, porque há só uma hora de almoço.

Um exercício de imaginação...Num bolinho de chuva, cada mordidinha traz a maciez, o aconchego da massa bege-clara, o crocante da casquinha, o perfume quente e o carinho que o açúcar  faz na pele, quando abrimos o quitute com as mãos. E tem o expresso, gole a gole: a merenda  nos reporta a memórias trazidas lá do fundo. Lembranças vêm pelo bolinho e pelo cheiro do café, denso e viçoso na xícara branca, mesmo se estivermos desavisados, atentos aos sentidos. E vêm o bem-estar e a gostosura de um intervalo na correria, a pausa de nirvana numa segunda-feira. Pois esse saborear pleno de uma pequena safadeza, bolinho de chuva com café, é o mesmo que podemos aplicar ao nosso dia rotineiro. Isso parte de uma decisão, ao despertarmos.

Quando saboreamos o tempo, cada segunda-feira é prazerosa em sua essência. Mesmo depois de um feriado longo. 

Então, bom finzinho de domingo, e bom começo de semana aos amigos!!

Abraços,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina