domingo, 2 de fevereiro de 2014

Panzanella de Domingo!!!

Começando um novo mês, aqui estamos nós em nossa prosa, autora e leitores do 'Serendipity in Cucina'! Seguiremos com saladinhas e petiscos veranescos, enquanto durar a estação...Hoje realizei minha versão da Panzanella, com Pão integral em fatias banhado na limonada de  1 Limão Siciliano, espremido (para tirar o excesso de líquido) e despedaçado, com as mãos, na vasilha. Então, fiz camadas com os ingedientes: 

Primeira camada: na base, o pão umidecido, em migalhas; por cima,  tomates-cereja partidos ao meio, pitada de sal, as raspas do Limão Siciliano,   lascas finas e irregulares de mussarela de búfala, folhas do manjericão e o vinagrete.
Camadas seguintes: repeti a primeira camada por mais duas vezes, terminando o prato com o vinagrete sobre as folhas de manjericão. Por último, moí pimenta preta, até que o aroma sobrevoasse. Deixei uma hora na geladeira, antes de servir. Fiz a saladinha ouvindo UB40, um raegge leve para harmonizar com o preparo: com certeza, fez toda a diferença no entusiasmo da cozinha!

Usei o pão integral novinho, macio, mas a indicação é para usar pão já endurecido que, ao ser molhado, forma pedaços mais consistentes. No vinagrete, usei 1 parte de limão Siciliano e 3 partes de azeite de oliva.

Uma variação interessante, de caráter exótico e intenso, é molhar o pão na laranjada, usar cebola roxa em aros esparsos, azeitonas pretas sem caroço, tomate-cereja e lascas de queijo Feta.
Em ambas as versões,  molhar o pão no suco, ao invés de fazê-lo na água pura, é um modo de acrescentar o viço cítrico à salada.

O frescor dos elementos (limão Siciliano-raspa e suco, tomate cereja,  manjericão e mussarela de búfalo), agregada  à substância dada pelo pão umidecido, faz desta receita uma ótima alternativa para um almoço de verão!

Bom Proveito!

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina