domingo, 26 de janeiro de 2014

Panzanella: uma salada toscana típica!

A Panzanella é uma salada fria, típica de verão, que leva pão Toscano (endurecido de uns dias) e  tomates, em sua essência, tendo outros ingredientes para completar a receita. Diz-se que o nome do prato viria de Pan (redução de 'Pane', para 'pão', em italiano) e Zanella, uma palavra antiga de origem italiana, significando 'bowl', vasilha. A origem da receita remonta à metade do Século XIV, e  teria sido mencionada por Bocaccio, naquela época...Bronzino, pintor fiorentino famoso, da Renascença, até mesmo teria escrito um poema para celebrar esta saborosa salada, que seria feita com cebolas, pois os tomates ainda não teriam chegado na Itália.

A salada tem um aspecto de conforto, maciez, refrescância...um sossego para dias quentíssimos de verão! O pão molhado e em pedaços suaviza a textura da receita, dando-lhe substância com leveza, o que vale ouro para almoços veranescos! E os tomates, as cebolas, o pepino e o manjericão também proporcionam este frescor, ao saborearmos o conjunto!
A salada cumpre o destino da Serendipity: o pão que sobrava, nas casas dos camponeses italianos, precisava ser reaproveitado, e os ingredientes produzidos no local, e na estação, eram parte da receita. A 'Panzanella', então, surge da necessidade de 'reinventar' um ingrediente, a partir de estratégias que o tornem viável (molhar o pão na água e esmigalhá-lo depois) e de elementos que sejam próprios da estação. Por que foi feita no verão, não se sabe, mas a salada tem um equilíbrio interessante para os dias quentes: a leveza e o frescor, fundamental para o organismo em dias tórridos.
E, com certeza, muito saborosa!

Ingredientes: 

2 xícaras de pão Toscano (sem sal)
3 tomates, partidos em 8 partes
2 cebolas roxas, em fatias bem finas
1 pepino, sem casca e fatiado
Folhas de manjericão
Azeite de oliva
Vinagre
Sal

Preparação, para 4 comensais!

Molhe as fatias do pão em água fria, por 10 minutos; escorra a água e despedace o pão em uma vasilha. Adicione os tomates, os pepinos, as cebolas e as folhas de manjericão. Tempere com azeite de oliva e sal.. Misture bem e deixe repousar. Antes de servir, adicione vinagre e misture novamente. Deixe à vontade seus convidados, mantendo na mesa o azeite de oliva, vinagre e sal. Assegure-se de que a salada está fria ao servir.

Amanhã, outras versões do preparo!

Com carinho,
Betina

Fonte: Tuscanycious

Sugestão: o Blog 'Juls´Kitchen', da italiana Giulia Scarpaleggia, em uma receita bárbara!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina