segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mais um pouquinho sobre a 'Panzanella'!!!

E hoje pensei: se a proposta da 'Panzanella' é a de ser uma salada de verão, a tônica está na refrescância: este é o ponto que devemos manter em foco, ao escolhermos os ingredientes! Como sempre, podemos criar alternativas à receita tradicional, adaptações a produtos da região, mudanças na paleta de cores dos legumes e verduras...As variações são infinitas, desde que se tenha em mente o propósito do prato, a coerência com o que ele tem a dizer. No caso da Panzanella, estamos falando em verão, frescor, leveza! 

Foi, então, que me ocorreu: e se, ao invés de molharmos o pão na água, o fizermos numa água com o sumo de um limão Siciliano? Com isto, a 'anima' do limão poderá se incorporar da porosidade das fatias de pão, deixando, na salada, um 'quê' cítrico que fique discreto, sem berros, sem quebrar o espírito do conjunto. Pode-se, também, adicionar as raspas da fruta aos demais componentes, dando a alegria do amarelo para nossa salada, junto ao vermelho do tomate, ao roxo da cebola, ao verde do manjericão...

Existem outras versões, como a interessantíssima 'Green Panzanella', [Panzanella Verde], também do blog da italiana Giulia Scarpaleggia, 'Juls´Kitchen'! Vale a pena conferir!

Bom proveito!

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina