sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Comidinhas de verão: notícias e reflexões...

Olá!!!

Em dezembro, o propósito do Blog era dar sugestões de entradinhas para as festas de fim de ano, que percorrem o mês, em geral. Tive a oportunidade de participar um Happy Hour na casa de amigos, tendo feito alguns acepipes para a comemoração, e compartilhei por aqui. Bom, chegado Janeiro, o cenário muda, o verão se instala dentro e fora de nós, e o estado de espírito quer ingredientes leves, frescos, coloridos, saudáveis...Seguimos encontrando amigos, brindando, fazendo as refeições ao ar livre, servindo petiscos que combinem com a estação...Assim, decidi que além das entradinhas leves, que eu já vinha pesquisando em livros e blogs de cozinha, vou também buscar ideias de saladas propícias. Vegetais e frutas são ótimos nesta época, até mesmo como refeição principal, porque contemplam a leveza e a saúde que o verão requer. É importantíssimo lembrar, também, a necessidade de ingesta de líquido (água, sucos), para manter o organismo hidratado, coisa que, no calorão, é chave. 

Já separei alguns livros como referência, entre eles o "Summer cooking", [ Cozinha de Verão] da renomada ensaísta inglesa Elizabeth David, que dá dicas ótimas nas receitas e no estilo das refeições apropriadas: ingredientes, apresentação da mesa, etc. Outro livro com sugestões muito boas é o "Urban Picnic", 
[Piqieunique Urbano] de dois autores canadenses: as dicas de quitutes fáceis de fazer, de embalar e de servir são fenomenais-e necessárias- para as comidinhas de verão. E por falar nisto, esta é uma boa época para comidinhas ao ar livre, embaixo de uma árvore, em volta de uma mesa ou sentados sobre uma toalha de piquenique. O verão apetece essas mirabolâncias!

Outras referências vou passando durante o período, mas aproveito para contar um dado interessante...

Há pouquíssimo tempo, ganhei de uma amiga um livro de cozinha, pequenino e muito proveitoso, em francês. Sabendo pouquíssimo do idioma, resolvi tomar o presente como desafio, e comecei a trabalhar no aprendizado, pouco-a-pouco, colhendo vocabulário e procurando conhecer novas frases, léxicos, e por aí vai...Encontrei outros livros de cozinha em francês, em casa, e comecei a explorá-los, também. Um deles, de especiarias; outro, de entradinhas; outro, ainda, de doces e sorvetes. É claro que, do ponto de partida em que estou, tudo é muito incipiente, mas refleti que a aproximação a um idioma pode acontecer com prazer quando está aliada a um tema de nosso gosto e com o qual temos familiaridade. 

Muito do processo de conhecer a língua está sendo pictórico, através de fotografias dos pratos e instrumentos, e através  de programas de televisão que relacionam Gastronomia e Viagens, apresentados na televisão francesa. Confesso, entendo pouquíssimo, mas, conhecendo os ingredientes e alguns termos específicos, já é possível compreender um pouquinho do que é dito nos programas.  Buscar fontes em culturas e idiomas diversos amplia o horizonte de nossa vivência culinária, pois passamos a ter acesso a receitas e dicas ainda sem tradução; para mim, isto é fundamental, sou uma curiosa nata. Entretanto, considero esta ampliação muito importante aqui pro blog, já que, vizinhando outro idioma, aumento nossas chances de conhecermos receitas, dicas e ideias novas na culinária e no prazer à mesa de outros países.  Meu primeiro passo está sendo construir um glossário, com os termos que vão surgindo. No meu sentir, a aprendizagem associada a um foco de prazer em nossa vida é muito mais apetitosa e, inclusive, facilitada: ficamos mais permeáveis, mais abertos, quando o tema através do qual estudamos é prazeroso e aplicável em nosso cotidiano. O desafio torna-se lúdico!

Então, começo em breve com receitas de saladinhas, algumas delas no livro de 'Entradas', em francês, que ganhei há anos e que pouco aproveitei...E este é um dos maiores benefícios do Blog, o estímulo a procurar o novo, a descobrir estradas diversas para os próximos escritos. No fim das contas, o objetivo de aprimorar a comunicação e a partilha é o que me move, post a post, a conduzir o 'Serendipity in Cucina' em seu trajeto.
Esta motivação enriquece a troca com os leitores, me instiga a aventuras por novas rotas...Agora, além das entradas, trarei também o uso criativo e saboroso de vegetais e frutas!

Vamos lá?

Com carinho,
Betina

                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina