segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ideias para festas de fim de ano!

Começando o mês de dezembro, esta semana inicio a postar as receitinhas e ideias para petiscos leves, especiais para as celebrações desta época do ano: festas de amigo secreto, brindes dos amigos e colegas, reencontros anuais, e por aí vamos...A proposta de pesquisar quitutinhos vem do meu gosto pessoal por preparos mais leves- e mais breves-para as reuniões comemorativas...e já que é um período tão atarefado para todos, com mil demandas no trabalho e outras mil agendas de tintins aqui e ali, a combinação do 'cada-um-leva-uma-coisa' torna o encontro cooperativo e lúdico, com  oportunidade a todos para a partilha.  Uma ideia para este tipo de evento é que cada um, além do feito culinário, distribua sua receita aos amigos (vi esta sugestão em um clássico da cozinha, o 'The Joy of Cooking', da Irma Rombauer), com a data do preparo: a cópia será o registro do encontro!
 Estou escolhendo receitas simples, menos laboriosas e  mais rápidas, na medida do possível, mas algumas, com certeza, vão escapar da regra.

Hoje pesquisei em livros de receitas contemporâneos e em outros, históricos. Pesquisei em um site de culinária da Toscana e em revistas...Encontrei desde uma torta de sálvia até um carpaccio de queijo pecorino, passando por uma bela musse de tomate e manjericão, para servir em taças...Receitas medievais e outras com a vibração de nossos tempos. Importante é que se possa adaptar os ingredientes, de acordo com nossas possibilidades e interesses. Aqui, escrevo só as sugestões, deixando ao leitor a tarefa de executar o processo ou de recriá-lo...

E vale lembrar: uma mesa colorida, com acessórios 'solares' e leves, ou com pratos de diferentes formas e tamanhos, dá o toque de alegria ao conjunto!

Até breve!

Com carinho,
Betina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina