domingo, 7 de julho de 2013

Homenagem ao nosso "Mercadão"...

Esta é uma manhã triste, após o incêndio do nosso "Mercadão", em Porto Alegre. O "Serendipity in Cucina" faz uma homenagem aos sabores, lugares, aromas e à pulsação deste nosso território de histórias, lembranças, partilha, ingredientes especiais ou pitorescos...Esperando que nosso Mercado Público logo se revitalize, trago aqui meus registros de um passeio que fiz por lá, no último fevereiro.

A primeira memória que tenho do Mercado Público é de criança, com o Vô Hélio, na banca 40. Lembro do dia em que nos levou lá (eu e meu irmão), para conhecermos a 'salada de fruta com sorvete do Mercadão'...(Ainda se chama 'Bomba Royal'?). O vô, que era historiador do Rio Grande do Sul, quis nos apresentar o sabor deste patrimônio histórico e cultural da cidade, desde cedo. E chego a lembrar de nosso passeio! 

E me lembro, também, das tantas outras visitas ao Mercadão, para tomar um lanche, um cafezinho, para comprar especialidades culinárias...me lembro as idas ao Mercado para almoçar no Gambrinus ou, simplesmente, para caminhar pelos corredores, desvendando seus ingredientes, vendo o movimento, me divertindo na azáfama entre as bancas...

Bom, minha homenagem ao Mercadão... pela riqueza afetiva, histórica e cultural que desperta em nós, Portoalegrenses...pelo significado nas 'Histórias do como-se-faz' de nossas receitas e costumes...

Quantas saborices elaboradas com os ingredientes da Banca 43? E das tantas outras bancas...

Qual sua história culinária trazida do Mercado Público?

Com carinho,
Betina





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina