segunda-feira, 22 de julho de 2013

Almoço de Inverno: sopa de maçã com gengibre!

Olá! 
Hoje a prosa é pra contar que, neste fim de semana, abri um daqueles livros de receitas que passam teeeempos na estante, esquecidos, até que, num 'Plim!', por algum motivo, voltam ao uso...

Pois estou me referindo ao "Avental- Prazeres Frugais", da Joyce Pascovich, editado pela Publifolha em 1999. É uma obra pequenina em tamanho, mas 'de peso' em ideias. Os capítulos são quatro, representando as estações: em cada um, quitutes e comidinhas especiais para tal e tal época do ano. Os desenhos são bárbaros, unindo simplicidade e aconchego, as páginas têm texto e figuras com uma bela harmonia, numa forma bem arejada; o livro é quadrado, de capa dura, e de uma escrita leve e coloquial, como numa boa conversa de cozinha. 

Pois foi da leitura do capítulo 'Outono' que surgiu a vontade, nos frios de 2000, de fazer a sopa de maçã com gengibre da página 85. Embora esteja no 'Outono', esta sopa é bem invernal e acorda todas as nossas sensações. O mais importante: com saúde! 

Relembramos esta receita há poucos dias, quando o frio chegou pra valer em Porto Alegre, e agendamos a realização para sábado ou domingo. Ontem, resgatei  o livro  da estante da copa, e há quanto tempo não o lia!
Pronto, cheguei na página certa!

O 'como-se-faz', com nossa adaptação...4 maçãs, uns 10cm de gengibre e em torno de 800ml de água. Batemos tudo no liquidificador, levando à panela até a mistura reduzir. O resultado é uma sopa de tom perolado e um brilho suave, com uma consistência encorpada e textura lembrando o veludo. Do aroma, posso dizer que é um profundo quente, cuja opulência ocupa toda a cozinha, como uma névoa de sabor...A maçã refrescante contrasta com o gengibre forte, visceral, e o equilíbrio é a vida desta receita. 

Num dia gelado como hoje, esta sopa aquece nossa anima, feito uma manta que nos acolhe e protege...Outro ponto favorável é que os ingredientes são saudáveis, associando saúde e prazer no silêncio  das colheradas...

Fizemos algumas leves modificações em relação à receita do livro, deixando de acrescentar caldo de carne ou pimenta preta. Assim, maçã e gengibre combinam-se na rica melodia de nos aquecer com frescor. Os ingredientes são de fácil acesso, o preparo é simples, e, ao final, recebemos um sabor único e intimista. A maçã traz quietude e leveza, enquanto o gengibre nos fornece energia e vigor!

Ideia deliciosa para um almoço de inverno, com lareira acesa e um dia cinzento pela janela...

Com carinho,
Betina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina