segunda-feira, 3 de junho de 2013

Enfim, notas sobre o Chutney!

E a colher diz: "Pronto!"
O "Personagem"!

Boa noite! Sei bem que ando em falta com os leitores, e o motivo é o de sempre...correria! Logo eu, que adoro falar em desaceleração, volta-e-meia adentro os tumultos da rotina e deixo o blog por uns dias! Desta vez, fiquei devendo a receita do 'Chutney de pimentão, maçã e gengibre', que anunciei há umas duas semanas...

Meu 'como-se-faz'? 
Usei duas unidades, das grandes, de pimentão vermelho, e um  vidro do pimentão assado (em conserva na água, e não no óleo); três maçãs argentinas e um pedaço de gengibre (uns 10cm). Piquei os pimentões (crus e assados) em retângulos pequenos, ralei as maçãs e piquei o gengibre em pedacinhos bem pequenos.Coloquei  em uma panela de bom tamanho. Então, acrescentei 10 colheres de sopa de açúcar mascavo e um cálice (dos de licor) de vinagre balsâmico; misturei tudo e cobri o conjunto com água, deixando cozinhar em fogo alto até ferver. Então, neste ponto, ao ferver, abaixei o fogo e mantive a panela fechada por um tempinho a mais...

Ao perceber que os pedaços de pimentão já estavam macios, abri a tampa e segui mexendo, até o chutney reduzir, ainda em fogo baixo. Quando passamos a colher de pau e esta abre uma fenda, temos o ponto final! (Já li, em algum lugar, que isto se chama 'Ponto de Estrada', pois a colher 'abre uma estrada' na receita...)

Confesso, a prática deste Chutney é uma artesania da paciência, pois cada etapa deve ser conduzida com leveza, arte, atenção e sem pressas...O bônus pela demora no preparo? A atmosfera viva que toma a casa, um cheiro pulsante. Bom, posso dizer, sem exageros, que o aroma chega a ser vermelho, por seu ardor. 

O foco na transformação dos ingredientes, em suas tonalidades, texturas, no murmúrio de seus atritos, tudo isto é um espetáculo que só podemos assistir se estivermos atentos ao processo. A combinação do pimentão vermelho com a maçã e o gengibre traz mais do que uma  nova receita, traz um novo convidado para a mesa do almoço!

Saboreado com carnes, saladas e até com sopas!!

Com carinho,
Betina






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina