sábado, 8 de junho de 2013

Do simples saborear!


A proximidade do Dia dos Namorados traz tantas e tantas reflexões sobre o amor. Bom, bendito amor! E é claro que, nesta nossa conversa, nem penso em referir alguma nova ideia sobre o tema...Amor, cada um sabe do seu, isso é fato.Então, à pergunta 'o que é o amor?', hoje, respondo por mim: o amor é simples. 

Costumo dizer que sentimos um bem-estar amplo, quando estamos com nosso par, uma soma de dias bons, e a vontade de que continuem...E ainda melhores. Uma sensação de bem-viver aqui, dentro do peito, percorrendo o corpo... como se cada célula soubesse de nossa felicidade.  E sabe! O amor existe em cada uma das nossas células, como um código de barras identificado por elas e traduzido em bem-estar. Assim é o amor, no meu sentir.

Estar com nosso amor é uma delícia e ponto, nem precisamos pensar se é bom ou não. Pelo tal 'código de barras' das células, nosso corpo 'sabe' que sente prazer, 'sabe' que há harmonia pulsante com o par. Simples assim.

Pela neurobiologia, o amor é um estado de bem-estar psicofísico, que envolve vários de nossos sistemas fisiológicos e neuroquímicos.

Um fenômeno auto-explicativo, o amor.  Sentimos quando está ali. Sentimos quando ESTAMOS ali, presentes nele, e quando o outro está, também. O amor ocupa um espaço em nós que transcende a geografia: ao nos sentirmos juntos, ocupamos um  território subjetivo, um lar dentro de nós.

 Bom, e por que falar de amor num blog de cozinha e bem-viver? Ah, pelos sabores, temperos, ousadias, harmonizações, e muitas outras semelhanças entre as Artes Culinárias e os 'ofícios' românticos. Palavra chave desta afinidade? Para mim, o 'SABOREAR'!

E o que você está planejando para os 'sabores' do dia 12 de junho?

Com carinho,
Betina

2 comentários:

  1. Simplicidade é muito especial na vida e o tua tradução do amor nesses termos, diz tudo, não é preciso rebuscar essa definição. Os biscoitinhos (seriam de canela?)açucarados acima dão um toque muito amoroso ao texto!
    Com um abraço afetuoso da
    Maria Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Para mim, a cozinha é uma grande aliada deste amor que escrevi acima! Gracias pela visita!

      Abraço, com carinho, da Betina

      Excluir

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina