quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bananas Assadas, um doce de inverno...

Pois a receita que escolhi, do livro "Mediterranean Food", da Elizabeth David, foi a de um doce de bananas,  muito simples de fazer! E, ao que me pareceu na leitura, muito saboroso...Farei no final de semana, mas já adianto o 'como-se-faz': 


Bananas Assadas

Pelo que li, descasco e divido as bananas ao comprido,  então cortando ao meio cada metade. Coloco as metades em uma assadeira com manteiga, açúcar mascavo, os sucos de uma laranja e de um limão, noz moscada e canela, uma colherinha (das de café) de mel, e um cálice de rum. Acrescento as raspas de um limão no topo da mistura, assando a receita por 30 minutos em forno moderado. Ao final, obtenho um molho espesso, engrossado, semelhante a um xarope. 

           Que tal, para um dia frio de inverno? Esta é daquelas receitas que aquecem a casa...imaginem o cheiro 'quente' que a mistura, em alquimia no forno, vai espalhando pela cozinha...os ingredientes escolhidos têm uma força anímica, evocam em nós a memória de aconchego, de afeto, de prazer. A consistência, próxima a um manjar, dá a sensação de um sossego macio, no conforto de uma boa conversa na mesa da copa. Quero só ver a vida que sairá do forno, exalando deleite...

             O trecho da receita, na página, é muito curtinho. A autora, por exemplo, não diz quantas bananas usar, ou as medidas de manteiga, açúcar mascavo, especiarias...Deixa que cada um faça sua versão, adequando as quantidades aos gostos da família. Suas receitas são 'contadas', como em uma boa conversa entre amigos. Estou adorando o livro!

Com carinho,
Betina

Fonte: "A Few Sweets", pg.169.
Mediterranean Food, in "Elizabeth David Classics"
Elizabeth David
ISBN: 1 90-2304 276
Grub Street, London, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina