segunda-feira, 13 de maio de 2013

O 'Dia Mundial do Vagar': você conhece o 'Passovelox'?

Boa tarde!

Aproveitando que hoje é o 'Dia Mundial do Vagar', ou, na versão original do nome, "Giornata Mondiale della Lentezza", convido o leitor a uma reflexão: o que pode ser modificado na sua rotina, rumo à desaceleração do corre-corre?

Esta é a proposta desta campanha de conscientização. Considerando que muitas vezes tornamos o TIC-TAC dos relógios um permanente tictactictactictac, perdemos o parâmetro de quais pontos podem ser alvo de mudança em nosso cotidiano. Almoçar em casa? Mais pausas no dia, para um cafezinho, água ou chá? Intervalos para respiração, alongamento? Passos mais calmos, sem correrias? Um café da manhã com tempo para uma refeição saudável? Sair com tempo de vantagem, sem brigar com o trânsito para chegar na hora?

E o que mais?

Bom, escrevo aqui no 'Serendipity in Cucina' para pensar em voz alta sobre este propósito, que conheci há alguns anos, da "Giornata Mondiale della Lentezza". Foi quando soube da existência do 'Passovelox', um 'pardal de passos', por assim dizer, realizado em Milão, na Itália, para conscientizar a população sobre a importância de desacelerar o ritmo frenético do dia-a-dia. Como funcionou? Conto ainda esta semana, toda ela dedicada a tarefas coletivas de ação pela 'desaceleração', envolvendo mais de 400.000 pessoas em diversos locais do mundo.

Quer fazer parte? Escreva no seu Blog ou página do Facebook, comentando este post e compartilhando a ideia! Há vários modos de participar! Lembre-se: vale uma pequena semente desta conscientização para o 'click', no seu ambiente de trabalho ou ensino, na vizinhança, no seu bairro ou no círculo de amizades!

Conversar  sobre o tema  é necessário: germina a reflexão, que é o ponto de partida. Sim, vale a pena separar tempo para 'uns dois dedos de prosa', nesta novidade, que já alcança várias cidades da Itália e de outros países. Incluídos na 'campanha' estão também Nova Iorque, Paris, Lion e Barcelona.

Enquanto pensa no seu 'passovelox', levante-se, alongue-se, respire e volte para a tarde. A proposta não é deixar de fazer nada, não é transformar o TIC-TAC em TIC ou TAC. A proposta é, isto sim, fazer com que as atividades existam em harmonia, sem atropelos, com pausas fisiológicas, para o bem-viver.


Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina