sexta-feira, 10 de maio de 2013

O almoço na agenda do dia!

Boa noite!!

Estou numa semana corrida, e quase sem conseguir escrever...Este é o 'efeito colateral'  da rotina agitada: às vezes, é preciso deixar o hobby para as esquinas do dia. Andei pra cima e pra baixo com o livro da Elizabeth David que comecei a ler no final de semana passado, e do qual contei aqui. E adivinhem? Pouquíssimo pude abrí-lo! Entretanto, carregá-lo comigo foi ótimo como sinalizador, um 'aviso' a não perder de vista, na linha do 'não esqueça do seu Hobby...'. Ok, Às vezes não tem como achar espaço na agenda, damos piruetas para finalizar os afazeres do dia e ainda ficamos com a cuca no que fica pendente para a semana que vem. Faz parte!

Agora, confesso. Há uma coisa que sigo 'religiosamente': mantenho livre e calmo o horário das refeições, para fazê-las com saúde e harmonia, sentada à mesa, à hora do almoço,  em casa ou em um restaurante. Em geral, com tempo que inclua o cafezinho com chocolate, a boa conversa e o respiro entre um turno e outro. Também sou de fazer o café da manhã com tempo, sem correrias, saboreando suas etapas. A refeição noturna, por mais leve e frugal que seja, também é feita à mesa, sem atropelos. E é incrível como estes hábitos fazem diferença no bem-viver. Claro, isto não foi sempre possível e, aliás, por muito tempo soava a devaneio, pois cada etapa tem seus desafios. Entretanto, quando pude começar a organizar melhor o cotidiano, este foi um dos pontos mais visitados e revisitados: fazer as refeições à mesa, com tempo disponível para uma pausa saudável. 

E hoje, com o friozinho de outono em Porto Alegre, almocei em casa, uma sopa excelente, com base de batata cará e inhame, o sabor do alho poró com gengibre no pano de fundo...Envolvidos no caldo aveludado, estavam o cogumelo Shitake em fatias, cenoura, vagem e outros legumes picadinhos. A cor? Quem sabe um âmbar, um aspecto viçoso. 
Harmonizado com conversas e boas risadas, o almoço foi ótimo!
O 'como-se-faz'? Conto em breve!!

Um caldo pra lá de restaurador. E esta é uma função importantíssima das sopas, num dia frio...

E segui a tarde, com a disposição renovada!

Garanto: vale a pena reorganizar a agenda para  dar a devida importância à mesa de refeições, presenteando nosso organismo com  mais tempo, calma e atenção.

Com carinho,
Betina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina