quarta-feira, 22 de maio de 2013

Nos caminhos do Chutney...

Olá!!

Feito o Chutney de pimentão vermelho, maçã e gengibre! Em breve, as notícias, aqui no Blog!!! 

Bem, no momento de registrar o post, acabei percebendo a necessidade de pesquisar a história do Chutney: o que é, suas origens, seus principais componentes...Foi uma viagem interessantíssima a vários territórios, sabores, idiomas! Estou preparando o texto, para contar aos leitores.

Onde tudo começou? Há muito tempo pensava em uma receita que equivalesse à minha chimia de tomates, mas contivesse pimentões vermelhos, ao invés do tomate, combinados a outros ingredientes. Em homenagem à mãe, que prefere pimentões às receitas com tomates, eu quis criar esta novidade nos campos de forno-e-fogão. E, como tantas vezes ocorre na cozinha, a perspectiva de adaptar uma receita foi um gatilho para criar. Como resistir?

Venho, assim, elaborando esta ideia desde o ano passado, aqui e acolá investigando possibilidades. E, como uma história leva à outra, aconteceu algo curioso: comecei a ler os ensaios da ensaísta inglesa Elizabeth David, que tem, em várias de suas obras, um capítulo de 'geléias, chutneys e conservas'. E tive o 'click' de aproveitar as leituras para fazer o experimento com os pimentões vermelhos, que há tanto me rondam 'querendo' uma receita exclusiva. 

E onde a maçã e o gengibre entraram na roda? Pois é, lembrei de um queridíssimo amigo que, tempos atrás, executando a preparação da sopa de maçã com gengibre, do livro 'Aventais', de Joyce Pascovich, demonstrou a fantástica mistura que estes compõem. E pensei que o pimentão, em suas formas crua e assada, poderia combinar bem com a dupla maçã-gengibre. Numa geléia? bom, quem sabe num Chutney, aproveitando as leituras? Ao conjunto, adicionei açúcar mascavo, vinagre balsâmico, uma pitada de sal. Nesta semana, posto a receita com as medidas, o 'como-se-faz', a música para harmonizar o cenário. 

Há tanto o que contar...Sobre a receita, sobre o 'feito' em si, sobre os resultados.

Nos próximos dias...

Por enquanto, agradeço a visita!

Com carinho,
Betina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina