sexta-feira, 24 de maio de 2013

...mas o que é 'Chutney'???

Bom, enquanto preparo o post sobre o Chutney de Pimentões vermelhos, maçã e gengibre, venho contar uma curiosidade...

Descubro: Chutney é uma palavra de origem anglo-saxônica, também usada por brasileiros, portugueses e moçambicanos. Chetnim (indo-português), chatni ou catni (transliterações Hindi e arcaica, respectivamente) designam o mesmo significado culinário. 

Pois bem, aprendo que o termo refere-se a um condimento de gosto agridoce, sensação picante (forte ou suave), ou ainda uma união de ambos. Ingredientes comuns aos Chutneys ou Chetnins são a pimenta, as frutas e os vegetais, sendo a mistura dos dois últimos uma apresentação possível. Elementos como açúcar mascavo, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela são, em geral, usados no tempero da preparação, e especiarias como coentro, cominho, assa-fétida e feno-grego são também comumente escolhidas. Li que na Índia, país de origem do preparo, a receita é confeccionada com ingredientes locais e disponíveis, sendo 'eleitos' aqueles que se adequam a conferir ao paladar sensações fortes. Já nos países de clima temperado, os Chutneys são preparados e vendidos sob forma de conserva, feitos com 'personagens' locais, como a maçã, a pera e o tomate, além dos compostos como óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão, que desenvolvem papel na elaboração da conserva.

Bom, li no Wikipedia, e tantas são as possibilidades de ampliar a descoberta. Este é apenas o ponto de partida!

Para começo de conversa, enquanto aguarda a nova receita, que tal você criar um Chutney no final de semana? 

Algumas questões, para estimular o processo criativo...
Que ingredientes você incluirá? Que misturas serão as 'escolhidas'? E o Chutney acompanhará qual prato, uma carne? Vegetais crocantes? Que sensações desejará produzir nos comensais?

Invente e anote!!

Com carinho,
Betina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina