sexta-feira, 19 de abril de 2013

"A influência da Gastronomia na felicidade conjugal", um capítulo delicioso de Brillat-Savarin!!!

...e sobre o Amor, pensando em felicidade, haveria milhares de considerações  a citar...neuroquímicas, comportamentais, cinematográficas e assim por diante. E tanto já falamos de relações amorosas aqui no blog, num post, noutro, num comentário aqui ou acolá. Pois bem, nada de novo.

Exceto pelo capítulo de um livro que amo, publicado em 1825: "A Fisiologia do Gosto", do multifacetado Gourmand do Século XIX Jean Anthelme Brillat-Savarin, algo como 'Influência da Gastronomia na Felicidade Conjugal'...Bom, o autor refere um ponto valioso, algo como: 'quando o prazer gastronômico é partilhado, sua influência sobre a felicidade é ainda maior, principalmente sobre a felicidade dos casais.' Portanto, fala em felicidade, e, sobretudo, fala em felicidade conjugal. E, mais ainda, fala sobre o papel da gastronomia como alimento deste bem-viver, na qualidade de um hobby partilhado na relação.

E prossegue referindo que, no cotidiano do casamento, o casal que desfruta dos prazeres da mesa tem, pelo menos uma vez ao dia, uma oportunidade prazerosa de estar junto. Ambos terão uma fonte de conversas sempre renovável, e podem falar não apenas sobre o que estão comendo, mas também do que comeram e o sobre o que  escolherão...Podem abordar o que viram em outras mesas, discutir pratos elegantes, novas receitas, e estas e outras ideias...Indo além, há os temas íntimos, em geral conversados na refeição, que têm um charme especial.

 Lendo este parágrafo, no livro referido, senti a estranheza de quem teria visto Brillat-Savarin sentado em um restaurante do nosso Século XXI, atento aos diálogos dos 'vizinhos' das mesas do ambiente. Hoje em dia, nesta revolução gastronômica correndo pelo mundo, quantos de nós compartilhamos, com nosso Amor, o prazer de comer? E de compor juntos o cardápio! Vemos por tudo o prazer do ato culinário como partilha  entre o casal, nas cenas de cozinha, nos corredores de supermercados, nas delicatessens, nos empórios, ou mesmo nas feiras de rua...

Amanhã tem mais! Por enquanto, vá pensando...
Qual receita vocês preparam em conjunto? 
Que tal comprarem os ingredientes para fazerem o prato, neste fim de semana, celebrando a felicidade na cozinha?

Até amanhã!
Abraços,
Betina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina