sábado, 23 de março de 2013

Outra versão da Dulcia Domestica

Encontro esta outra versão da 'Dulcia Domestica' num site interessantíssimo, o Healthy Foodie Travels. Aqui, a receita tem algumas diferenças quanto à apresentada no post anterior.

'Dulcia Domestica'

Ingredientes:

200g de tâmaras frescas ou secas
50g de 'Pinoli'
1 pitada de sal
1/2 xícarade Mulsum tinto (a receita do Mulsum, com vinho tinto).

Modo de Preparo:

Pique grosseiramente os 'Pinoli'. Ou, se preferir, use nozes, castanha do caju ou do Pará. Eu usaria também  estas possilidades, para experimentar várias versões da 'Dulcia'.

Abra as tâmaras e recheie-as com as nozes, castanhas ou Pinoli, fechando-as. Espalhe o sal por cima, colocando-as, junto ao Mulsum tinto, em uma frigideira, até que ferva. Refogue em fogo baixo por 10 minutos. Sirva morno ou frio.

Para o Mulsum, relembrando: 750ml de vinho branco e 1/2 xícara de mel. Aqueça o mel até que fique quase líquido, agregue o vinho à panela e misture, até obter uma solução. Deixe esfriar e coloque em uma bela garrafa, levando à geladeira. Após algumas horas, sirva frio. No caso deste doce, use o vinho tinto, no mesmo preparo.

Um deleite especial para servir de sobremesa, ou num fim de tarde como um 'petisco' doce, em guardanapinhos de papel enfeitados. Uma opção outonal de lamber os dedos, nos dias friozinhos que nos aguardam...

Bom Proveito!

Abraços,
Betina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina