sexta-feira, 1 de março de 2013

Um Diário???

E você, leitor, como tem aplicado seus cinco sentidos na cozinha? 

Anda prestando atenção nas cores, luzes e sombras da receita? Dedicando-se aos aromas que vicejam na despensa ou no jardim? Tem percebido a força das texturas, expressa por sua superfície, ou  adivinhada por seu aspecto? Silencia quando as cebolas estão refogando, só para escutar aquela musiquinha única? É fã dos salgados, dos doces, dos ácidos, dos amargos, dos Umami? 

Preste atenção, perceba-se, saboreie. Aliás...Que tal começar um Diário das Sensações, onde anote as vivências sensoriais das saborices que faz na cozinha, ou que conhece aqui e acolá? Os cinco sentidos, as emoções, as circunstâncias, a cor do dia e sua 'harmonização' ideal, o cardápio, a bebida, a companhia? Eis um registro importante a respeito de nós mesmos- o que comemos? O que sentimos?

Você pode escrever, desenhar, cortar e colar, pintar e bordar! Torne a ideia um livro seu...

Fico por aqui. O diário é fácil de manter, e pode levar você a lugarejos desconhecidos da memória e da imaginação...Uma vibrante descoberta de seus mapas de dentro. Quase um caderno de receitas, mas, no diário, as páginas estarão preenchidas pelas sensações e seus símbolos.

Bom proveito!

Abraços,
Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina