terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As virtudes do Bolo...Revisitando Irma Rombauer


 Abro meu exemplar da edição comemorativa de 75 anos do "The Joy of Cooking" na página 698, de bolos e 'cupcakes'.

Começa com a seguinte prosa: 

"Se deseja ser glamoroso, torne-se um especialista em bolos. Fazê-los é uma tarefa simples, cuja recompensa vai além de sua doçura! Em aniversários ou casamentos, bem como em outras situações mais casuais, um bolo é quase sempre o centro de interesse. Interesse que, sabe-se bem, estende-se ao cozinheiro."

E segue...

"Um bolo deve ser um agrado aos olhos e ao paladar, mas, bom ou ruim, pode-se sempre contar com ele como motivo de conversa. Se você faz um bolo como um presente a um amigo, produz uma fornada de cupcakes para uma venda, ou leva um bolo saboroso ao vizinho da casa ao lado, o gesto é de amizade, aumenta seu valor e enriquece sua vida.
 Além disso, fazer bolos é divertido."

(...)

Irma Rombauer escreveu 'The Joy of Cooking', em sua primeira edição, com o subtítulo: "Uma compilação de receitas confiáveis com um bate-papo culinário". Uma delícia de leitura!!!
Ela entremeia receitas com comentários muito curiosos, como estes acima. A vivência deste livro, para mim, vai muito além das receitas de Irma: há seu olhar sobre os sabores, o 'como-se-faz', as peculiaridades dos pratos. Um olhar tão seu que é possível sentir como se ela estivesse ao nosso lado, no balcão da cozinha, mesmo quando dá palpites curtos entre um ingrediente e outro.

Nos próximos dias, seguirei com as dicas da autora sobre o fazer bolos...Uma preciosidade, atualizada para os dias de hoje, ao longo das edições. Interessante contar que essa atualização é feita sob a coordenação  do neto de Irma. 

Até amanhã!

Abraços,
Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina