sábado, 29 de dezembro de 2012

Triângulos de Parma e Alcachofra, tostados!


 Lembram de quando contei sobre o sanduíche de Presunto de Parma com Alcachofra, em 'Um Paradoxo Irresistível"? Pois foi um dos meus treinos neste Natal, com alguma mudancinha...Depois de montado, conforme as fotos na lateral, levei ao forno, por em média 10 a 15 minutos, até que ficasse tostado. A crocância se percebe na textura do pão, com aspecto dourado leve e com ranhuras visíveis...No interior, a mansidão da alcachofra, suavemente ácida, contrastando com o viço rústico do Parma, disposto em fatias finíssimas. Há um contraste entre os sabores, um paradoxo entre as consistências do pão tostado, por fora, com o recheio macio, por dentro.
 O pão de torta fria escolhido vem em fatias finas, e lembra o Pão de Miga argentino (e quem conhece o dito-cujo, sabe o que significa mordê-lo tostado...). Em cada fatia de pão de torta fria, sem casca, passo uma fina camada de creme de leite fresco (tipo NATA); nas duas fatias, deito o Parma, cobrindo toda a extensão de uma e da outraUso, em média, 2/3 do conteúdo de um vidro de corações de alcachofra, corto em fatias fininhas e 'despedaço' cada uma, formando uma camada por sobre o Parma.
  Fecho o sanduíche, pressiono levemente, deixo repousar por, em média, 1 hora, para permitir que os 'temperamentos' dos compostos se acostumem um com outro. O efeito é harmônico e, ao mesmo tempo, vibrante. Quando saído do forno, corto-o em triângulos, servindo numa travessa informal. O resultado é, tal como o sabor, elegante e despojado, e muito apetitoso!    
Além de tudo, o preparo é absolutamente lúdico, prazeroso em cada   etapa, e indico fazer a receita ouvindo uma música animada na cozinha.
 Sugestão: uma boa ideia para oferecer como entradinha de um jantar com amigos!
Outro ponto: ainda que os triângulos fiquem irregulares, inspiram uma bela descontração na mesa de bate-papo, com sua bebida de preferência, antes do prato principal! Pode-se, também, optar por servir apenas petiscos, como no meu 'Queijos e Vinhos de Verão', ou  planejar um estiloso piquenique de final de tarde. Em ambos, este sanduíche é uma ótima pedida!

Bom Proveito!
Abraços,
Betina Mariante Cardoso



















             






                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina