sábado, 22 de dezembro de 2012

Na Mesa de Natal


E por falar no meu caderno de receitas, aqui está! Nele, minha receita da torta de maçãs com castanhas-do-Pará, recheio e cobertura de doce de leite e castanha-do-Pará: minha Torta de Natal, desde um sempre. Nos meus receituários de cozinha, permaneceu fiel esta memória, sendo feita e refeita. Posso lembrar da Vó Léia ensinando os primeiros passos, o 'faz-assim, faz-assado', posso lembrar das vezes em que repeti, tim-tim por tim-tim, aqueles ensinamentos. E tornou-se minha receita de Natal, clássica por tempos.

 A receita 'da gente' é algo que nos identifica, nos carimba, todos sabem que é 'nossa': 
                                                      -Vais trazer tua torta de maçãs com castanhas?
                                                      -Claro!

Há uma familiaridade entre o sujeito e sua iguaria, um afeto profundo entre ele e a receita que leva seu nome. Na Ceia de Natal, por exemplo, tínhamos o 'Bolo de Natal da Vó Léia', a 'Ambrosia da Vó Alda', 'A Torta de Palmito da mãe'...E assim por diante. Quitutes, doçuras, pratos principais: na mesa, a presença de cada um por sua colaboração, por sua alquimia tão especial. Somos nós, ali, na delícia que levamos para a partilha.
                                                   

E sua receita de Natal, qual é?

Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina