quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vivências no 'como-se-faz'!

Então, como foi o Natal? 

Por aqui, novas receitinhas experimentadas, curiosices passadas a limpo no caderno de cozinha,registros fotográficos das peripécias e...O que muito me alegrou: leitoras colaboraram com o blog, contando as tradições culinárias de suas famílias nas Festas!

Pedi autorização às colaboradoras para apresentar aqui no 'Serendipity in Cucina' seus relatos, pois, além de as receitas parecerem muito saborosas, há o encanto das vivências nas entrelinhas do 'como-se-faz' de cada uma. Afinal de contas, o 'Faço-assim, faço-assado' é o contar de uma história, e o narrador transporta, para o registro, ingredientes, 'modo-de-fazer' e detalhes que só ele conhece, em primeiríssima pessoa. Isto é precioso!

Então, por apreciar tanto esta riqueza que há nas conversas de forno-e-fogão, resolvi compartilhar o retorno que as leitoras deram à pergunta do post anterior: 'E sua receita de Natal, qual é?', trazendo as respostas para que os demais leitores sejam partícipes desta prosa de cozinha. E para que  tragam também seus contares, em próximas ocasiões.

Esta colaboração inaugura um projeto meu para o Blog, previsto para o novo ano: a interação com os leitores, através de suas histórias e receitas culinárias. No entanto, essa é uma outra postagem, para os próximos dias. Por hoje, as participações especiais!

Registro da amiga e leitora Vânia Rita Grazziotin, da receita de Natal de sua família:

"A receita de Natal de nossa família é Rigatoni alla Romana, mas preparado por meus pais.

O macarrão é cozido al dente e escorrido.Cada macarrãozinho é recheado com um pedaço

de queijo mozzarella, cortado em palitos quadrados, colocado lado a lado e cada camada

 regada por um molho especialíssimo de frango com molho branco, creme de leite e queijo

parmesão. Vai ao forno gratinar até derreter o queijo dentro do macarrão. Dos deuses."


 E complementa...
" A receita  é de minha mãe Lelita Merlo Grazziotin. E ela e o meu pai Clarice Grazziotin
preparam juntos para as festas e almoços especiais. Um abraço e Feliz Dia de Natal."


Registro da amiga e leitora Maria Salete Martins, de suas especialidades...

 "Querida...um dia te passo a receita do meu filé, recheado com bacon e muzzarella,

complementado com molho ferrugem e cogumelos frescos... e ainda tem a salada de

aspargos com ovos e laranja, temperada com yougurt e maionese, completadas pela torta

 gelada...essas não posso deixar de fazer para a minha turma... beijosss"


Registro da amiga e leitora Graziela Becker Cunha, de uma fabulosa sobremesa de Natal...

"A minha receita de hoje é muito simples. Tirar um miolo de um panetone grande,
completá-lo com sorvete -uso de creme ou flocos-, colocar a "tampa" e levar ao freezer.
Tirar uns 45 min antes de servir e colocar por cima uma calda de chocolate derretido com
creme de leite e algumas cerejas. É simples, mas fica uma delicia! Um ótimo Natal para vc
e um ano novo de muita felicidade e saude!!"


Agradeço imensamente às colaboradoras, tanto por terem contribuído com seus relatos, quanto por terem autorizado a publicação de suas receitas no blog. Gracias!!!
Meu sincero agradecimento, também, à Sra. Lelita Merlo Grazziotin e ao Sr. Clarice Grazziotin, por autorizarem a divulgação de sua Tradição culinária nestas páginas. Tive o privilégio de conhecê-los na minha viagem à Passo Fundo, no último novembro, e fiquei encantada em saber que preparam juntos a receita de Natal, tempo após tempo. Esta trajetória ilustra meu sentimento em relação às histórias do 'como-se-faz': a realização de uma receita por um casal, através das épocas, conta da vivência de companheirismo, de amor e de constância deste laço. Através de um prato que constroem juntos, para as celebrações, compartilham com os convidados não só o sabor, mas todo o simbolismo deste fazer a quatro-mãos.

Desejando que todos tenham tido um belo Natal, deixo aqui meu abraço!


Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina