domingo, 18 de novembro de 2012

O primeiro da série: " Maria das Claras-Prosa de Cozinha"!

Bom, seguindo a prosa...

O livro tem cinco capítulos, distribuídos numas cento e setenta e cinco páginas...O primeiro deles é 'Pisa além da Torre', em que conto de minha quarentena em Pisa, na Itália, com alguns textos não publicados aqui no blog e outros já presentes nas páginas virtuais, mas com modificações...O segundo capítulo é 'Nossas Avós', que reúne meus escritos sobre a presença da 'Vó', seja ela quem for, nas cozinhas do (nosso) imaginário. Vem então o 'Encontros', em que conto histórias de comensalidade, convívio, afeto e cozinha, tanto com os amigos, quanto com a família e com gente que é parte de meu percurso. O penúltimo, 'Prosa de Forno e Fogão', traz conversas sobre a escrita culinária, reflexões gastronômicas e divagações em torno dos sabores e de sua importância em nossa vida. No último, 'Outras Viagens" , conto de viagens a lugares que fizeram diferença no meu percorrer, viagens 'para dentro e para fora' de mim, associadas a memórias que o paladar carimbou.
O livro é dividido em duas partes: esta, dos escritos, e a segunda, destinada a ser o caderno de receitas do leitor. Quis compartilhar, no meu projeto-trajeto, a minha experiência de ter um caderno de receitas escrito com a própria letra, vivo e pulsante, esperando para ser 'manchado' com a massa do pão, com os respingos do molho que saltam da panela, com o transbordar do doce pelas bordas do 'tacho'...Por muitas ocasiões, tenho a possibilidade de contar meu 'como-se-faz', e o livro-caderno é o resultado de histórias que vivi aqui e acolá, de reflexões à beira do fogão, de exercícios de criatividade com os sabores. Ao mesmo tempo em que conto sobre ingredientes e modos-de-fazer, abro espaço, nas folhas seguintes, para que você construa seus relatos de cozinha, suas peripécias, faça suas releituras deste ou daquele prato...É um projeto, então, para ser compartilhado, um projeto em que seremos comensais das letras de cozinha, na comunhão típica de quem gosta de uma boa prosa na mesa da copa. Ou amassando o pão, ou mexendo o bolo, ou inventando moda.
O propósito? Tornar você co-autor desta ideia, encorajando suas aventuras culinárias e lançando, quem sabe, as sementes para novas invenções de cozinha...vindas do SEU caderno!

O livro é o primeiro da série de publicações em Culinária de nossa Casa Editorial Luminara. A tal da série que começa agora, já com novas produções em andamento, tem o nome de 'Maria das Claras-Prosa de Cozinha'...Virei e revirei a caixa de mirabolâncias até chegar a este nome, que traz, em si, como me sinto quando visto o avental e boto a mão na massa...

E o nome do livro? E o lançamento?

...Em breve...!!!

Gracias pela visita!
Um abraço afetuoso,

Betina Mariante Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina