quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Potluck: uma partilha original!

Acabo de ler, na obra da clássica cozinheira e autora americana Irma Rombauer ("The Joy of Cooking", edição comemorativa dos 75 anos do livro), uma dica que vale a pena experimentar. Refere-se ao tipo de celebração que, em Inglês, é chamada de 'Potluck', designando encontros de amigos em que cada um leva um quitute para compartilhar, modelo apresentado em forma de buffet, geralmente; o propósito alinha-se ao princípio da palavra 'convescote', em Português.

Estas festas podem acontecer ao ar livre, em mesas no pátio, durante o dia, numa atmosfera semelhante à do Piquenique. Aqui, o ponto central é a divisão: de pratos a preparar, de tarefas a cumprir, de bebidas a escolher. Esta prática torna o encontro mais festivo, sendo saboreado já no seu preparo, dias antes da comemoração.

Agora, o que achei genial na ideia: O livro apresenta o 'potluck' como uma oportunidade fantástica para a troca de anotações dos pratos produzidos para o evento. Sugere que, na próxima ocasião, os donos da casa peçam para todos os convidados levarem, além do quitute, cópias da receita preparada para distribuir a todos. Imagine que divertido receber e, ao mesmo tempo, passar adiante, as páginas sobre os 'feitos' de todos os integrantes! Esta é, acima de tudo, uma possibilidade de interação, de comunhão de experiências, de partilha do 'como-se-faz'. Ao mesmo tempo, um belíssimo registro das memórias da festa, através da 'coleção' com receitas de todos. No futuro, ficarão as lembranças de quem esteve presente, da especialidade que levou, do fazer culinário especial e diverso em cada um...Afinal de contas, uma riquíssima troca!

Vou experimentar! Dá vontade de criar um 'Potluck', para colocar em prática a novidade!

E...Por que 'potluck'? 

Aguarde!

Abraço, e obrigada pela visita!
Betina Mariante Cardoso


2 comentários:

  1. um 'potluck' de comidas... um 'potluck' de arte... um 'potluck' literario... por que não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ange!!!! Um 'potluck-sarau' de comidas, de arte e de Literatura!!!! Adorei a ideia!!!!! Gracias pela visita, sempre tão bem-vinda!!!

      Besitos, Bê

      Excluir

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina