domingo, 30 de setembro de 2012

Um Paradoxo Irresistível


 ...E aqui a página do diário de viagem de Pisa, onde escrevi sobre o sanduíche de Presunto de Parma com Alcachofra...
  
"Segunda-feira. Saí do estágio no Hospital num horário avançado, pelas três da tarde, cansada. Faminta também, mas desejosa de um almoço incidental: uma refeição leve que cruzasse por mim sem procura. Estou começando a explorar a cidade, e estabeleço, pouco a pouco, meus hábitos locais.
Estranha ao mapa, sou  pega de surpresa tantas vezes: lugares surgem sem aviso, no descuido de uma caminhada simples. Então prossegui num passo lento e reflexivo, me deixando  conduzir pelo imprevisto.
Andando pelas ruazinhas próximas ao Hospital, cheguei à Piazza dei Miracoli, onde estão os principais monumentos de Pisa. E a Torre, delicada e imponente, um paradoxo irresistível. Eu tinha feito o passeio pelos pontos turísticos,  e tinha pedido uma fatia de Panforte com ‘espresso’ no Bar Duomo, em frente à Torre, dias antes. Seria ali.
Pois bem, encontrara o lugar. Novamente, soltei as expectativas e me permiti ser chamada de imprevisto. Desta vez, pelo apetite. ‘Fui escolhida’ por um sanduíche de Presunto de Parma com Alcachofra, em um pão de fatia fina, semelhante ao Pão de Miga da Argentina. Espalhada nas fatias, uma camada suave de queijo cremoso. Algo no conjunto me despertou o paladar, lembro do instante. Não tive dúvidas, seria meu pedido.
E o veredicto. O presunto, de textura áspera e força imperativa, combinava de fato com o macio da alcachofra. Ele, contundente, visceral; ela, de um leve amargo, com uma doçura tortuosa. Degustei o lanche tardio, em no balcão, mordendo o conforto macio do pão, saboreando  as sensações contrastantes: um conjunto delicado e imponente. Assim como a Torre.
Em silêncio, me sentia realizada, pelo encontro daquela constelação de impressões, num elemento tão informal quanto um sanduícheEfeitos do Fator Surpresa, que desafia o viajante nas esquinas insuspeitas de seu percurso. A alcachofra, o presunto, a mistura, a consistência, a Torre de Pisa ali em frente, quase por acaso: um misto de novidades que me conquistou. Saí do Bar Duomo com desejo de receber o vento no rosto.
Pois voltei ao hospital com o encanto de quem conheceu uma nova cidade na hora do almoço. Retornarei ali muitas vezes. O impacto da surpresa passou, claro, mas o prazer do costumeiro me fará repetir e repetir o sanduíche de Presunto de Parma com Alcachofra.  Também sou paradoxal: gosto de visitar o novo, mas, na maior parte do tempo, moro em meus hábitos."

(07/06/2004)


Um abraço,
Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina