terça-feira, 11 de setembro de 2012

Peripécias da Dona Cota

Pois a Dona Cota fazia, também, outras maravilhas. No final da tarde, hora da fome, buscávamos a Torta de Ricota na sua padaria, diabolicamente localizada ao lado da nossa casa. Aqui vai a receita, contada por ela. Meio quilo de ricota, uma lata de Leite Condensado, uma lata de leite comum, uma colher (das de sopa) de maizena, uma colher (das de sopa) de margarina, quatro gemas, quatro claras em neve. Mistura-se bem todos os ingredientes, na ordem de apresentação, encerrando com as claras em neve. Deverá ficar pronto em aproximadamente cinquenta minutos, em forno médio, o que verificamos se as bordas da torta estiverem levemente douradas. O resultado é uma consistência viçosa e um sabor lânguido. Em linhas gerais, uma experiência macia e confortável como um bom travesseiro!

Para mim, uma delícia nas tortas de ricota é adicionar passas de uva. Esta receita da Dona Cota não tem nenhum outro elemento na massa ou na cobertura; então, é servida sequinha, mesmo, mas é tão delicada que chega a ser plena. Com uma taça de café, no lanche, acompanha as belas sessões de prosa na mesa da copa.

E havia outro quitute delicioso: algo como cachorrinhos, mas recheados de banana! Este conquistava a freguesia de tal modo que tínhamos que pedir cedo, ou ficaríamos sem. Era concorridíssimo o cachorrinho de banana, como chamávamos.
Ela me ditou a receita da massa, que leio agora, anotada na folha de caderno:
-2 copos de farinha de trigo
-1 copo de açúcar
-1 copo de Maizena
-1 pitada de sal
-2 ovos inteiros
-1 colher (das de sopa) de fermento
-2 colheradas bem cheias de margarina (com sal)
- metades das bananas.

No modo de fazer, orientou que se fizesse a massa e se enrolasse, com ela, cada metade da banana. Ao final, pincela-se com gema. O forno é médio e a duração, em média, de 30-40 minutos, ou até que a massa esteja dourada.

Esta receita é para qualquer hora do dia, quando vem AQUELA vontade inadiável de comer uma guloseima!!!

O resultado? Transbordante!

Gracias pela visita!
Abraço,
Betina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina