domingo, 30 de setembro de 2012

Da 'Orelha' de Funghi Porcini, para Piqueniques


Do Preparo do 'rolo'...

1) Compre a massa folhada já pronta; abra-a em uma superfície enfarinhada, em um retângulo de 40cm X 30cm.

2) Passe a pasta de funghi (receita abaixo) sobre a massa estendida, dobrando as extremidades em direção ao centro, mantendo o retângulo. Espalhe levemente o azeite de oliva sobre a base já dobrada, e dobre novamente as extremidades em direção ao centro, formando uma espécie de 'rolo'. Pressione, firmando as porções  sobre o centro do retângulo. Leve ao congelador por 30 minutos.

3) Enquanto isto, pré-aqueça o forno. Após retirar o rolo do congelador, corte-o em fatias de aprox. 1cm de espessura. Coloque em uma forma untada, levando ao forno a 180ºC por em média 15-20 minutos.

Da Pasta de Funghi Porcini...

Prepare de véspera. Use um generoso punhado de funghi Porcini (secchi), que poderá ser 'adormecido' em um vinho licoroso, para hidratar. Pela manhã, pique em porções de  aprox. 1cm, misture à ricota. Adicione queijo Grana ralado na hora. Tempere, salgue à gosto. Use 2 a 3 colheres das de sopa de creme de leite (tipo nata), para deixar a pasta homogênea e macia. Pode-se, também, versar sobre a mistura o  vinho utilizado, com parcimônia (a cada colherinha das de chá, provar o sabor. A bebida deve ficar na sombra da presença dos Funghi.). Deve-se tomar cuidado para que o vinho não altere a textura da pasta, que deve ser consistente e firme, para rechear a massa. Se ficar muito mole, o recheio 'escapa' da contenção da massa folhada, dificultando que se chegue à forma de 'Orelha'.

4) Além de delicioso de fazer, este quitute é versátil e pode receber outros recheios. O resultado é apetitoso e crocante, fácil de manusear durante um piquenique, e bem original.

Bom Proveito!

Abraços,
Betina Mariante Cardoso


Fonte: Entrées- Col. Cuisine d´hier et d´aujourd´hui. Éditions de la Joconde. France, 2002
ISBN: 2-85922-131-x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina