segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Convescote????????


No post 'A Mesa no Pátio', mencionei o termo 'convescote' e percebi, ao escrever a palavra, que nunca tinha pesquisado seu porquê. Pois é uma criação de Antônio de Castro Lopes (1827-1901, filólogo brasileiro), e combina conv(ívio), 'banquete', + escote. Fui buscar, então, o significado do termo 'escote', aprendendo que se refere à contribuição por pessoa, à parte que deve ser paga por cada um daqueles que fizeram uma despesa. 

Adorei esta descoberta! Em 'convescote' habita toda anima dos piqueniques, tanto a porção da reunião, do encontro, do convívio, quanto o compartilhar dos alimentos, aquele sabor especial do 'cada um leva um quitute', que, a meu ver, é a grande magia da coisa toda. Cada participante leva sua contribuição para dividir com os demais, celebrando, no festejo, a experiência coletiva. 

Agora, estou curiosa pela origem deste fenômeno, por sua história, pela etimologia da palavra original, 'Picnic'. Enquanto pesquiso, vou contando receitinhas propícias para colocar na cesta, num próximo convescote de Primavera...!

Alguma sugestão?

Obrigada pela visita!

Abraço,
Betina Mariante Cardoso

Ref. Dicionários Aurélio e Houaiss.

Link para o texto: "A Mesa no Pátio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina