segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Torta de Palmito da Mimi Moro


Receita da Dona Mimi, conforme anotação nos nossos cadernos (caderno da Vó Léia, da mãe e meu). Mais abaixo, em Itálico, apresento a variação feita aqui em casa, pela Vó,  e seguida tempo afora.

Dona Mimi: Para a 'Massa Podre' ( o termo vem de Poudre, do Francês: alusivo a esfarelado): Misturar, na ordem, 3 tabletes de margarina, 2 ovos pequenos inteiros, 3/4 xícara de leite, sal, 1 1/2 pacote de fermento químico, farinha de trigo o quanto baste ( a massa tem que soltar da mão) - Amassar, enrolar em papel laminado e levar à geladeira por algumas horas*. Medidas para a forma redonda 'de abrir'- 25cm de diâmetro.

Para o Recheio: 1 xícara de caldo de palmito, 1 xícara de leite, 2 colheres de farinha de trigo, 2 gemas, 1 colher de manteiga, 5 azeitonas grandes, 1 colher de salsinha e cebolinha, 1/2 lata de creme de leite, 1lata pequena de palmito, 2 colheres de queijo duro ralado.


Variação da nossa família: 

*Massa 'Podre': em geral, 2hs na geladeira

Para o recheio

                              1 xícara de queijo ralado (bem apertado)
                               1 colher de maizena, ou até adquirir consistência firme
                               1 colher de manteiga
                               2 gemas
                               1 copo de leite 
                               1 pitada de sal
                               1 pitada de pimenta branca
                               1 gema para pincelar (com água)


Modo de fazer: Misturar tudo na panela até aparecer o fundo. Acrescentar, então, 1 vidro pequeno de palmitos (a metade dos palmitos esmagada; a outra metade, picadinha). Abrir a massa na forma, com as bordas sobrando, e colocar o recheio dentro. Fechar as bordas por sobre as margens do recheio. Pincelar, por cima deste, a gema com um pouquinho d´água (que apenas amoleça levemente a gema). Decorar com delicado arranjo de massa no centro, e pincelá-lo, também. Pré-aquecer o forno; assar a torta em temperatura 180º. A receita está pronta em torno de 30 minutos, ou até que a massa esteja corada.

Obs: Na massa da torta, colocar queijo parmesão ralado


Dica do Blog: 
Um belo quitute para festas com a família e com os amigos! Enfeita a mesa e prestigia os convidados! Melhor ainda: tem um sabor elegante e confortável! 


Abraço,
Betina Mariante Cardoso



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina