quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Tomatinho da Cooperação


Pois... Bem no dia em que postei as receitas tomateiras (no domingo), fui surpreendida com um belo tomate pulsante no Facebook, e fui ver o que aquela imagem guardava. Conheci, assim, uma iniciativa de que já tinha ouvido falar brevemente, o crowdfunding. O termo refere-se a um projeto desenvolvido por um indivíduo ou por um grupo com um propósito específico; o autor, assim, chama as pessoas, através de uma campanha, a colaborarem com a realização do objetivo. Esta colaboração pode ser econômica, através de um valor pequeno, ou apenas contando com a divulgação do projeto, do banner eletrônico ou da referência nos meios digitais (Facebook, Twitter, blogs e etc.). Entendi que, deste modo, os financiadores do projeto somos nós, sujeitos comuns, que, com uma quantia pequena, ajudamos uma ideia a realizar-se! 

O tomate se referia à campanha do blog italiano de cozinha, o 'Il Pasto Nudo', de Culinária Consciente, voltado ao desenvolvimento das atividades de saúde, sustentabilidade, bem-viver, que estão associados à conscientização no ato alimentar. Princípios associados ao Slow Food, que valem ser difundidos. http://www.ilpastonudo.it/. O blog é de autoria de Sonia Piscicelli, designer pelo Istituto Europeo di Design, que tem na culinária e seus redores uma das atividades principais. Por hobby e por filosofia de vida. Adorei o blog 'Il Pasto Nudo', e também a inicitativa de Sonia: chamar as pessoas para participarem, através de uma campanha de crowdfunding,  da realização de seu livro, com os conteúdos desenvolvidos no âmbito da Culinária Consciente! 

Foi então que me tornei colaboradora do projeto, colocando, na lateral deste blog, o tomatinho pulsante da campanha do 'Il Pasto Nudo'! Basta clicar sobre ele para saber mais sobre a riqueza deste trabalho, e sobre a coragem de Sonia em convidar os leitores para se tornarem realizadores de sua empreitada. Este formato de colaboração tem muita sintonia com o foco da cooperação, dos projetos sustentáveis. Projetos que contam com o ingresso dos participantes em uma filosofia de ação. Mais do que simplesmente pagar para o livro acontecer, vejo a possibilidade de ser parte de uma ideia, de me sentir responsável pela presença material e imaterial de uma porção pequenina, mas viva, desta obra. E esta sensação é muito boa! 

Clique sobre o tomate, abaixo do título 'Colaborando', e conheça esta iniciativa. Ali, é possível saber como participar, sobre o que se trata, o que se ganha em troca por colaborar. Aderi à campanha por reconhecer, no incentivo, um acesso para a partilha, para a troca, mesmo tão de longe. Contribuir para a realização de um livro, e mais, de um propósito coletivo como ESTE livro, me entusiasma: acredito, de coração, que este seja um modo de participação consciente. Fazendo o meu livro, neste mesmo período, sei como cada pedacinho importa, e considerei fantástico alguém desenvolver algo que conte, abertamente, com a cooperação alheia. 

E isto é uma das coisas bárbaras entre os blogs: uma atmosfera de partilha entre os projetos e estímulos!

Vamos clicar?

Um abraço,
Betina Mariante Cardoso

2 comentários:

  1. Grazie Betina per questo meraviglioso post.

    Hai scritto tutto ciò che avrei voluto dire io e non sono stata capace di dire. La cosa che mi fa più felice è che lo spirito di quello che abbiamo fatto sia passato, che le persone abbiano capito le nostre intenzioni. Grazie davvero, è bellissimo far parte di una comunità, e funziona cento volte di più che cercare di fare ogni cosa da soli :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sonia! Grazie tante dal tuo commento! È bellisima l´opportunità di cooperare, e la mia partecipazione a che vedere con il piacere che c´è in essere parte di un proggetto come il tuo! La mia casa editrice si chiama Casa Editorial Luminara, in ommaggio alla Luminara di Pisa, esatamente perchè quella è una cellebrazione coletiva, in cui ognuno partecipa alla fiama dei lumini, compondo la magica atmosfera dalla città luminara dalle candelle! Tutto quello, fatto dalle persone comune, che fanno il lavoro insieme, per produrre un bello risultato alla fine. Di questo risultato, tutti sono parte: e tutti lo celebrano con giòia nella Luminara di San Ranieri! Penso che il tuo libro abbia anche un scopo coletivo, la Cucina Consapevole, da qualle tante persone si possono farsi bene alla salute, con piacere! Quindi, c´è nel mio blog il pomodorino pulsante, che sembra un cuore (vita) pulsando: un nuovo libro (vita) che nasce! Buona Fortuna!

      Excluir

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina