quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Celebrando Julia Child



Hoje Julia Child estaria completando 100 anos de idade! Conheci a história de Julia através do filme Julie&Julia, que trouxe, de modo encantador, a intersecção das várias linguagens da cozinha pelos tempos: Livro, blog, cinema, TV...Acredito que muitos blogs culinários tenham nascido do exemplo de Julie Powell, representada no filme como a moça que procura reeditar as receitas de Julia em sua pequena cozinha de apartamento. O meu teve um início diferente: partiu da leitura de um capítulo sobre blogs de cozinha, no livro 'Will Write for Food', da autora americana Dianne Jacob.  A obra foi lançada em 2005 e reeditada em 2010 com este capítulo, tamanho o crescimento deste campo de expressão. Muito disso se deve ao fenômeno do filme; então, voltamos à Julia Child.
As publicações de Julia estão na lista de livros necessários na minha estante. Vendo seus vídeos no You Tube, lendo matérias sobre ela, acompanhando as postagens no Facebook sobre a celebração de 100 anos, lendo textos nos blogs sobre sua importância, percebo quanta riqueza de aptidões ela exercia em seu ofício. Quantas frases de incentivo às cozinheiras e aos cozinheiros de casa, em qualquer tempo!

Tive vontade de ler mais sobre Julia, saber de sua vida, seu percurso, para além do que o filme mostra. Vontade de saborear sua escrita nos livros. Vontade de tê-la conhecido, visto na TV, aprendido com ela. Um ícone de grande vigor e simpatia, daquelas pessoas que despertam alegria em quem vivencia as Artes Culinárias. Assim, estou montando sua página por aqui, para compartilhar a pesquisa sobre suas publicações, sua cozinha, sua identidade.

Meus sinceros parabéns à Julia Child, por estes 100 anos!

Betina Mariante Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina