quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Acepipes para a prosa longa!

Quando escrevi sobre a Torta de Palmito da Dona Mimi, lembrei de uma receita que fazemos aqui em casa, para entradinhas e petiscos: os palitos de queijo, com 'Massa Podre', a mesma que usamos para a torta. Para acompanhar, conto a receita de duas pastinhas que adoro oferecer. A primeira, feita com Käschmier, sopa de cebola (em pacote) e queijo parmesão ralado, tem uma personalidade forte, imperativa, robusta em consistência e sabor. Depois de colocar um pacote do preparado para sopa e um pacote de 50g do Parmesão ralado no conteúdo de um pote do käs schmier, misturo bem todos os elementos, adicionando, ao final, 3 a 4 colheres (das de sopa) de creme de leite fresco. Esta última etapa completa a experiência da receita, deixando-a mais homogênea e macia. Sugiro ir testando a mistura a cada nova colherada, para que se chegue no ponto adequado: nem muito espessa e rugosa, nem muito macia e deslizante. 

A segunda pastinha tem a mesma base da primeira(käs schmier), variando os ingredientes. Nesta, uso raspas de limão, pimenta calabresa em flocos e o queijo ralado (pode ser o Grana Padano ou o Parmesão). Procedo como na anterior, trabalhando bem o conjunto; ao final, acrescento o creme de leite fresco, também 3 a 4 colheres, provando para chegar à textura prazerosa. 
Estas duas receitas são  simples e rápidas: podemos fazê-las sempre que bolarmos, de improviso, uma reunião de amigos!


Agora, para os palitos de queijo: usamos a receita da 'Massa Podre', da postagem anterior (da Torta de Palmito), com uma xícara de queijo Parmesão ralado. Deixamos a massa com 1cm de espessura, para cortar em tiras, assando durante 10 minutos em forno 180º. O sabor convidativo e a crocância dos palitos, junto à maciez das pastinhas, animam o bate-papo dos comensais!!! Dica do blog: As pastinhas rendem boas porções, sendo válido fazer-se sempre mais de um tipo - em geral, um mais quente e outro mais refrescante, como no exemplo acima; os palitos, no entanto, devem ser feitos em quantidade 'reforçada', que a conversa vai longe!!! Os 'patês' valem também para rechear canoinhas, complementando os quitutes da festa.



Para este comes-e-bebes, escolha a bebida de preferência, deixe a boa música tocando, reserve uma provisão de boas risadas com os amigos...Que a noite segue!

Abraço,
Betina Mariante Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina