quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escrevendo sobre o 'Sobre mim': um desafio e tanto!

A escrita, hoje, foi na página 'Sobre mim: A Fazedora do bolo inventado'. Minha página de apresentação era sumária, breve, 'de passagem', e havia uma foto em que estou num armazém de pães e quitutes em Buenos Aires, Ivan Express. 

Acontece que, no percurso de escrita deste blog, vou colocando em prática aprendizados com autores antigos de escrita culinária, pelas leituras, e treinadores contemporâneos, como a autora de um livro-guia sobre esta forma de escrita (Will Write for Food, Dianne Jacob, 2010, ed. Da Capo-LifeLong). E ontem Dianne postou, em seu blog, um texto sobre a importância da página de apresentação, por ser o blog um espaço pessoal. Disse que deseja ver quem é o autor, saber seu nome e como passa seu dia, por que começou o blog, a ligação intrínseca com a cozinha, etc...

Pensei que todos estes pontos eu abordo, aqui ou ali, nos posts, mas dei atenção ao que ela diz. A página de apresentação é, de fato, a abertura deste espaço. Sim, o blog é uma escrita em tom pessoal, de minhas vivências e emoções culinárias, mas é, também, um território de convívio e partilha. E meu papel, como dona da casa, é fazer destas conversas um campo fértil de idéias e sabores, convidar os leitores para sentarem à 'mesa da copa'. E, para que se sintam 'em casa', eu preciso, em primeiro lugar, ser uma boa anfitriã:  receber as visitas já na porta de entrada!

 Bom, li o post da autora Dianne Jacob, e me fez refletir sobre a importância de trazer você para dentro da minha cozinha. Então, quando conto quem sou e falo de minha trajetória culinária ao longo da vida, ou refiro como criei o blog, estou convidando que você venha me conhecer. Que venha sentar à mesa, para saber de minha escrita de forno e fogão, sim, mas também das receitas que fazem parte da minha história.

E você é sempre bem-vindo!

Betina Mariante Cardoso


2 comentários:

  1. Thanks so much for mentioning me and my book. I'm happy that you are getting so much out of reading MFK Fisher. She is one of my favorites, as you know.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you, Dianne, for your comment! This reading of MFK Fisher has also became a routine, since I received it, on May. Daily, I read a chapter, and it´s a great pleasure. This month, I´m blogging daily, too, and is a great surprise how much difference it makes in the writing proccess. Your book has indeed been the major reference, and now and then I get back to reread some part.

      Thanks so much for sharing your expertise through your book; I mentioned it because it really made the difference for my searching in write for food.

      My best regards,
      Betina

      Excluir

Participe! Vou adorar compartilhar emoções culinárias com você! Com carinho, Betina